5º Passo - Avaliação de Desempenho

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Aqui na plataforma Refuturiza 360º, temos a funcionalidade de Avaliação de Desempenho. Esta é uma avaliação 90º, ou seja, um tipo de avaliação de desempenho que envolve apenas uma perspectiva: a do gerente ou supervisor sobre o colaborador. É chamada de avaliação 90º porque o feedback é fornecido em um ângulo de 90 graus, ou seja, apenas de cima para baixo.

Na avaliação 90º, o gerente é responsável por avaliar o desempenho do colaborador com base em suas próprias observações e opiniões. Ele avalia o desempenho do colaborador em relação às metas e objetivos estabelecidos pela empresa, bem como às expectativas de desempenho individuais do colaborador.

Embora a avaliação 90º seja limitada em sua perspectiva, ela é muito útil como um componente de um sistema mais abrangente de gerenciamento de desempenho. Pode fornecer uma visão valiosa do desempenho do colaborador, ajudar a identificar áreas de força e fraqueza e fornecer feedback sobre como melhorar.



Como realizar a avaliação?


Para iniciar a avaliação, vá até o Menu e selecione Pessoas, depois clique em Seus Colaboradores e clique no nome da pessoa que irá avaliar. Dentro do perfil do colaborador, clique em Avaliação de desempenho e depois no botão Nova avaliação.

 

"Para iniciar a avaliação de desempenho, siga estes passos: acesse o Menu, selecione Pessoas, clique em Seus Colaboradores e depois no nome da pessoa que será avaliada. Dentro do perfil do colaborador, clique em Avaliação de desempenho e, em seguida, no botão Nova avaliação.


Leia as etapas de boas vindas ao teste e clique em Começar.




A avaliação é composta de 14 perguntas nas quais serão avaliados os seguintes temas:

1. Planejamento
2. Comunicação
3. Autodesenvolvimento
4. Interlocução
5. Cooperação
6. Motivação
7. Orientado para resultado
8. Atendimento ao cliente
9. Interesse pela instituição
10. Compromisso com valores
11. Assiduidade
12. Equilíbrio
13. Relacionamento interpessoal
14. Relacionamento com a liderança

O gestor deve avaliar cada pergunta e escolher uma resposta entre as opções "Ruim", "Regular", "Bom", "Muito Bom" ou "Ótimo". É importante que ele leve em consideração as nuances de cada pergunta e responda com sinceridade e objetividade, a fim de garantir a qualidade e eficácia da avaliação.

Após o gestor responder todo o teste será gerado um diagnóstico desse colaborador. Como mostra a imagem abaixo.






Será possível visualizar o desempenho total desse colaborador em porcentagem (%) e também o desempenho por área. Dessa forma, será possível ter uma visão mais clara e detalhada do desempenho do colaborador em cada uma das áreas avaliadas, permitindo identificar pontos fortes e oportunidades de melhoria.



Ao lado do desempenho, é possível visualizar o diagnóstico mais completo do colaborador, separado por áreas. O diagnóstico mapeia onde é possível contribuir para que esse colaborador desenvolva suas habilidades e competências, promovendo um melhor desempenho e maior produtividade em sua atuação na empresa.

Dica: de tempos em tempos, repita essa avaliação e verifique se o colaborador evoluiu ou se ainda precisa de um acompanhamento mais próximo. 



Dentro da avaliação de desempenho, os resultados são salvos, permitindo o acompanhamento da evolução dos colaboradores ao longo do tempo. Essa funcionalidade possibilita que os gestores tenham acesso ao histórico de desempenho de cada colaborador, o que facilita a identificação de pontos de melhoria e a tomada de decisões estratégicas para o desenvolvimento da equipe.




Após concluir a avaliação de desempenho, o próximo passo é agendar uma reunião 1 a 1 entre o colaborador e o gestor para apresentar o resultado da avaliação e desenvolver juntos um plano de desenvolvimento individual (PDI).


Caso queira ver esses passos em vídeo, assista o tutorial abaixo:

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