1. O QUE É O EJA?
A EJA (Educação de Jovens e Adultos) é um programa de ensino voltado para pessoas que não tiveram a oportunidade de concluir seus estudos na idade regular. Por sua vez, é uma modalidade de ensino que permite ao estudante adquirir os conhecimentos necessários para obter um diploma de conclusão do ensino fundamental ou médio de forma acelerada.
2. PRECISO FREQUENTAR AS AULAS PRESENCIALMENTE?
Não, as aulas não são presenciais. O curso é totalmente online, o que significa que os alunos têm acesso aos materiais e conteúdos através de uma plataforma virtual. As aulas são ministradas por professores através de vídeos gravados. A avaliação do curso é feita através de trabalhos, testes e provas online. No entanto, a prova final é realizada presencialmente após
6 meses do início do curso, para garantir a integridade e autenticidade do processo de avaliação.
3. QUANTO TEMPO DE ESTUDOS PARA FINALIZAR O EJA?
O tempo para conclusão do EJA do Ensino Fundamental e do Ensino Médio é de 6 meses. Durante esse tempo aluno estuda na plataforma virtual de ensino, após esse período fará a prova presencial no polo que se matriculou.
4. PRECISO REALIZAR O EJA DO ENSINO FUNDAMENTAL PARA DEPOIS INICIAR
OS ESTUDOS DO EJA ENSINO MÉDIO?
O aluno precisa concluir o EJA do Ensino Fundamental, realizando o teste de reclassificação online com 60 questões, precisando atingir a pontuação mínima de 40 questões. Sendo aprovado
estará apto para iniciar os estudos no EJA do Ensino Médio.
5. APÓS A CONCLUSÃO DOS ESTUDOS ONLINE, QUAL O PRAZO QUE TENHO PARA
REALIZAR A PROVA PRESENCIAL?
Após concluir a plataforma de estudos, que duram 6 meses, o aluno tem prazo máximo de 30 dias para realizar a prova e mais 30 dias para realizar a prova de recuperação, caso fique em recuperação em alguma matéria na prova presencial. Após 60 dias o aluno terá que refazer a matrícula, pagamentos e iniciar o processo de estudos novamente.
6. ONDE DEVO REALIZAR AS PROVAS PRESENCIAIS?
A prova presencial é realizada no Polo onde o aluno realizou a sua matrícula.
7. E SE EU REPROVAR?
Em casos de reprovação, o aluno terá que refazer a avaliação da disciplina reprovada no mês seguinte. Se o aluno for reprovado novamente, será necessário realizar o pagamento no valor de R$50,00.
8. PERDI O MEU HISTÓRICO, O QUE DEVO FAZER?
O aluno deve procurar a secretaria da unidade escolar onde cursou para solicitar a segunda 2° via do documento. A secretaria pode fornecer as informações necessárias sobre os procedimentos e prazos para a emissão da segunda via. É importante estar preparado para apresentar documentos pessoais e comprovação dos estudos realizados na unidade escolar.
9. COMO POSSO OBTER MEU HISTÓRICO ESCOLAR SE MINHA ESCOLA PEGOU
FOGO OU NÃO EXISTE MAIS?
O aluno deve procurar a diretoria de ensino e solicitar o documento necessário.
10. COMO POSSO OBTER O HISTÓRICO ESCOLAR SE ESTUDEI NA ZONA RURAL E
NÃO POSSUO ESSE DOCUMENTO?
O aluno deve procurar a Secretaria de Educação do seu município caso a escola onde estudou não possua mais os registros. Onde será orientado a realizar uma prova de proficiência para comprovar seu nível de conhecimento em determinadas áreas para que então de continuidade a partir do 5° ano.
11. QUAL O PRAZO PARA RECEBER O MEU CERTIFICADO DE CONCLUSÃO?
O prazo para receber o certificado de conclusão é de 120 dias após a finalização do curso ou do período estabelecido pela instituição responsável pela emissão do certificado. Esse prazo é necessário para que todas as avaliações e processos de verificação sejam concluídos, garantindo a qualidade e a validade do certificado.
12. SE EU ATRASAR MEUS PAGAMENTOS POSSO ESTUDAR AINDA?
A Plataforma de Aprendizagem continuará disponível para os estudos, porém o aluno estará apto para realizar a prova presencial somente após o aluno realizar a regularização das pendências financeiras.
13. COM O CERTIFICADO CONSIGO INGRESSAR NO ENSINO SUPERIOR?
Sim, com certificado e histórico em mãos, o aluno poderá dar continuidade nos estudos, seja em curso técnico ou graduação.
14. A PARTIR DE QUE IDADE É POSSÍVEL REALIZAR O EJA FUNDAMENTAL/EJA
MÉDIO?
A partir dos 18 anos.
15. PARA REALIZAR A PROVA DO EJA FUNDAMENTAL (TESTE DE RECLASSIFICAÇÃO/DIAGNÓSTICO), QUAL SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL O
ALUNO DEVE TER COMPLETA?
O aluno precisa ter concluído o Fundamental 1 - até a 4ª série.
16. QUAIS OS DOCUMENTOS O CANDIDATO PRECISA PARA INGRESSAR NO EJA?
O candidato precisa apresentar o RG, CPF, comprovante de residência, certidão de nascimento ou casamento, foto 3x4 (2 unidades) e comprovante de escolaridade autenticado em cartório. Fotos dos documentos deverão em primeiro momento serem enviados ao ITEC pelo Polo e suas cópias e foto 3x4 em até 60 dias por Sedex.
17. PARA ONDE O CANDIDATO/ALUNO DEVE ENCAMINHAR OS DOCUMENTOS DE
MATRÍCULA?
Os alunos precisam entregar os documentos no Polo vinculado e ou enviar via Sedex no prazo de 60 dias.
18. QUANDO O ALUNO TIVER DÚVIDAS SOBRE COMO ACESSAR O AMBIENTE
VIRTUAL DE APRENDIZAGEM, PARA QUE NÚMERO O ALIUNO DEVERÁ LIGAR?
O aluno deverá entrar em contato com a ITEC, no número: (14)98125-3195.
19. COMO O ALUNO PODE REALIZAR O CANCELAMENTO DA MATRÍCULA EM ATÉ
07 DIAS APÓS A EFETIVAÇÃO DA MATRÍCULA? COMO É REALIZADO O PROCESSO DE
DEVOLUÇÃO DO VALOR PAGO?
Entrando em contato com o time de atendimento, mas não existe devolução de valores.
20. EM CASO DE DÚVIDAS PEDAGÓGICAS, COMO O ALUNO DEVE REALIZAR O
CONTATO PARA TIRAR DÚVIDAS?
Entrando em contato com o time de atendimento.
21. QUEM ENVIA BOAS VENDAS AO ALUNO?
O Onboarding é realizado pelo time de atendimento da ITEC.
22. QUANDO E COMO É ASSINADO O CONTRATO?
Assim que enviado as cópias dos documentos para a ITEC, o aluno é matriculado no sistema e recebe o contrato via e-mail para assinatura digital.
23. DEPOIS DE EFETIVAR A MATRÍCULA, QUANDO ALUNO RECEBERÁ O ACESSO
AO LOGIN E SENHA AO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM?
A liberação é de imediato.
24. ONDE O ALUNO DEVE ENTREGAR OS DOCUMENTOS (FÍSICOS)?
A entrega da documentação física deverá ser realizada no Polo que foi realizada a matrícula.