Estrutura Nova Instância

1. Contexto


As áreas de Aquisição (GT7) e Engajamento (CDT) atuam em instâncias apartadas atualmente, ou seja, cada um têm seu próprio ambiente Hubspot.
A fim de garantir uma comunicação eficaz entre as áreas seguimos com alinhamentos e estruturações contínuas.
O relacionamento entre Aquisição e Engajamento se baseia em dois objetos Contato e Negócio:
  • Contato: O Objeto contato é responsável pela concentração de informações das duas instâncias e é com base nas atualizações deste objeto que são recebidos e enviados dados.
  • Negócio: É o Objeto intermediário do processo, é através de um Negócio associado ao contato original que gerimos o avanço dos Leads na Jornada.

2. BPMN:

Foi desenvolvido um BPMN com a visão Macro e Micro da Jornada do Lead na Instância Engajamento.
Link do Miro.

3. Estrutura

3.1. Recebimento
O gatilho de identificação de um novo lead advindo de AQUISIÇÃO é App público = Sim, a partir da alteração deste campo o primeiro Workflow é acionado:
Workflow responsável por:
3.1.1. Verificar se o Idfranquia do contato já é conhecido:
 
✅ Se SIM : O contato segue para as verificações de Status do Lead
❌ Se NÃO: O contato passa pela API de Setting de franquia com base nos dados de endereço.

 

3.1.2. Setting da Franquia:

✅ API concluída com sucesso: Contato segue para as Verificações de Status do Lead
❌ API concluída com erro: Contato é incluído na Lista Nx.[App público] Erro na atribuição de Franquia, para identificação e solicitação de ajuste de dados.

Em caso de necessidade de ajustes as propriedades Nx. Atualização Pendente, Nx. Motivo da não criação e NX Status de Recebimento são atualizada e enviadas para a Instância Aquisição, geridas e atualizadas por meio dos Workflows:

 

3.1.3. Verificação do Status do Lead:

 

3.1.4. Checagem se se trata de um Lead Filiado, Refiliação ou Novo Lead.

Lead Filiado:

Se Campanha adicionais = Upsell Viva sorte - > Cria Negócio

Lead Refiliação:

Verifica-se se já há Negócio com status aberto, senão cria-se um novo negócio.

Novo Lead:
Verifica-se se já há Negócio com status aberto, senão cria-se um novo negócio.

Observação: Em todos os casos as informações de campanha são checadas e adicionadas aos negócios

 

3.2. Distribuição

Quando é gerado o negócio e distribuído de acordo com os dados de franquia é acionado o Workflow:


Que com base na distribuição envia os dados de Id Franquia Distribuída, Data de Distribuição e Nx. Tipo de Vendedor.

3.3. Negócio Ganho

Quando um negócio é ganho e o Idfiliado se torna conhecido aciona-se o Workflow:

ou
A fim de enviar as informações de Filiação IdFiliado, Id da Matrícula, Data de Filiação e Nx. Finalizado Lead para Aquisição