1. Contexto
As áreas de Aquisição (GT7) e Engajamento (CDT) atuam em instâncias apartadas atualmente, ou seja, cada um têm seu próprio ambiente Hubspot.
A fim de garantir uma comunicação eficaz entre as áreas seguimos com alinhamentos e estruturações contínuas.
O relacionamento entre Aquisição e Engajamento se baseia em dois objetos Contato e Negócio:
- Contato: O Objeto contato é responsável pela concentração de informações das duas instâncias e é com base nas atualizações deste objeto que são recebidos e enviados dados.
- Negócio: É o Objeto intermediário do processo, é através de um Negócio associado ao contato original que gerimos o avanço dos Leads na Jornada.
2. BPMN:
Foi desenvolvido um BPMN com a visão Macro e Micro da Jornada do Lead na Instância Engajamento.
Link do Miro.
3. Estrutura
3.1. Recebimento
O gatilho de identificação de um novo lead advindo de AQUISIÇÃO é App público = Sim, a partir da alteração deste campo o primeiro Workflow é acionado:
Workflow responsável por:
3.1.1. Verificar se o Idfranquia do contato já é conhecido:

✅ Se SIM : O contato segue para as verificações de Status do Lead
❌ Se NÃO: O contato passa pela API de Setting de franquia com base nos dados de endereço.
3.1.2. Setting da Franquia:
✅ API concluída com sucesso: Contato segue para as Verificações de Status do Lead
❌ API concluída com erro: Contato é incluído na Lista Nx.[App público] Erro na atribuição de Franquia, para identificação e solicitação de ajuste de dados.
Em caso de necessidade de ajustes as propriedades Nx. Atualização Pendente, Nx. Motivo da não criação e NX Status de Recebimento são atualizada e enviadas para a Instância Aquisição, geridas e atualizadas por meio dos Workflows:
3.1.3. Verificação do Status do Lead:
3.1.4. Checagem se se trata de um Lead Filiado, Refiliação ou Novo Lead.
Lead Filiado:
Se Campanha adicionais = Upsell Viva sorte - > Cria Negócio
Lead Refiliação:
Verifica-se se já há Negócio com status aberto, senão cria-se um novo negócio.
Novo Lead:
Verifica-se se já há Negócio com status aberto, senão cria-se um novo negócio.
Observação: Em todos os casos as informações de campanha são checadas e adicionadas aos negócios
3.2. Distribuição
Quando é gerado o negócio e distribuído de acordo com os dados de franquia é acionado o Workflow:
Que com base na distribuição envia os dados de Id Franquia Distribuída, Data de Distribuição e Nx. Tipo de Vendedor.
3.3. Negócio Ganho
Quando um negócio é ganho e o Idfiliado se torna conhecido aciona-se o Workflow:
Nx. [03. App público] IdFiliado = Conhecido -> Envia informações (App público = sim)
ou
Nx. [04. App público] App público = desconhecido + Idfiliado = conhecido -> Enviar informações (App público = não/desconhecido)
A fim de enviar as informações de Filiação IdFiliado, Id da Matrícula, Data de Filiação e Nx. Finalizado Lead para Aquisição