Identifique o significado dos termos técnicos mais utilizados
Absenteísmo
Um indicador utilizado pela área de Recursos Humanos para identificar um padrão de faltas e ausências prolongadas e repetidas de alguns colaboradores.
A razão por trás desse comportamento são múltiplas e variadas, mas acendem um alerta às empresas, pois podem sinalizar uma insatisfação do profissional com o clima da organização ou mesmo um adoecimento em razão das condições de trabalho.
Atração
Termo bastante utilizado no contexto do Recrutamento e Seleção e que se refere à busca das empresas por profissionais qualificados para que passem a integrar o seu time.
Também aparece na expressão “Atração de talentos”.
ATS
Nome dados aos softwares próprios para fazer a gestão do processo de Recrutamento e Seleção em uma empresa.
A inteligência de suas ferramentas permite a plataforma armazene, “leia” e ranqueie os candidatos a partir dos critérios definidos pelo recrutador em conjunto com o solicitante da vaga.
Autoliderança
Trata-se da habilidade que uma pessoa tem (ou desenvolve) de ser líder de si mesmo, ou seja, de gerenciar a sua própria trajetória profissional.
Avaliação 90º, 180º e 360º
Todas elas são Avaliações de Desempenho, ou seja, mecanismos de verificação e medição da performance dos indivíduos que compõem uma organização.
Essa informação é essencial para pensar nas políticas de desenvolvimento e também para nortear as tomadas de decisão.
B2C, B2E e B2B
Siglas bastante utilizadas pelo mundo corporativo para se referir a certos modelos de negócio.
Benchmarking
Nome que damos à análise comparativa entre as empresas que atuam na mesma área que a nossa - não necessariamente concorrentes diretos, o que envolve a observação de seus produtos, estratégias, serviços, comunicação e práticas empresariais.
Big Data
Termo usado para se referir a grandes conjuntos de dados que deverão ser armazenados, processados e analisados.
Boreout e Burnout
Nomes dados a duas condições distintas de esgotamento que são identificadas em colaboradores.
Bot
Softwares criados para simular ações humanas de forma repetida e padronizada a partir de uma programação prévia.
Brainstorming
Técnica de discussão e criação de ideias criada nos Estados Unidos pelo publicitário Alex Osbor.
Business Intelligence (BI)
Ferramentas de inteligência capazes de processar o grande conjunto de dados disponíveis (Big Data) e transformá-lo em informações.
Capital humano
É a carga de conhecimentos, experiências e habilidades que uma pessoa possui e que podem ser usados para a realização de trabalhos e, assim, convertidos em valor econômico.
CCO, CEO, CFO, CHRO, CIO,CMO, COO, CPO e CTO
Siglas usadas para denominar certos cargos de liderança.
Competências e Habilidades
Conjunto de conhecimentos que um profissional possui.
Na divulgação da vaga, são descritas as competências e habilidades exigidas do profissional que deseja se candidatar a ela.
Clima e Cultura Organizacional
DISC
Teste desenvolvido pelo psicólogo William Moulton Marston que identifica os principais traços de comportamento, as habilidades de maior destaque e as carreiras que têm mais compatibilidade com o perfil do profissional.
DISC é uma sigla formada pelas iniciais (em inglês) das quatro matrizes de perfis comportamentais:
E-recruitment
Quando o processo de recrutamento e seleção acontece de forma virtual - e não presencialmente, como costumavam ser.
Educação Corporativa
Também conhecida como Educação Empresarial, ele tem o objetivo de desenvolver e aprimorar as habilidades e competências dos colaboradores de uma organização.
Nessa prática, tanto a empresa quanto os profissionais se beneficiam, uma vez que todos ganham com os conhecimentos adquiridos.
Cursos, treinamentos e workshops fazem parte deste grupo de ações.
Funil de Recrutamento
Damos o nome de funil a todo o processo que envolve uma seleção e, consequentemente, uma redução do público.
Durante o recrutamento e seleção, começamos analisando uma grande quantidade de candidatos que, com o andamento do processo, vão se afunilando até chegarmos ao profissional certo para a vaga.
Gestor
Gerir é o ato de administrar (ou dirigir) pessoas, equipes, assuntos ou negócios.
No ambiente organizacional, encontramos diversos tipos de gestão.
HR Tech
HR, ou Human Resources, é a sigla usada para denominar os Recursos Humanos em inglês (aqui no Brasil, usamos a sigla RH).
Quando falamos de HR Tech estamos nos referindo a um tipo de gestão que adota o uso de aparatos tecnológicos e ferramentas digitais nas atividades da área de RH.
IA
A Inteligência Artificial (ou, em inglês, AI - Artificial Intelligence) é o nome que damos aos sistemas que permitem às máquinas “pensar como humanos”.
Na verdade, elas imitam certos mecanismos do nosso cérebro, como a capacidade de aprender, perceber e decidir.
Encontramos a IA em: E-recruitment; Chatbots; controle de estoque; sistemas de segurança; aplicativos diversos; publicidade entre outros.
Job Rotation
Do inglês, Rotação de trabalho.
Modelo em que os colaboradores trabalham em esquema de rodízio, se alternando entre as funções e departamentos.